Pensar o layout, rever questões estruturais. Projetar um apartamento requer o diálogo com uma construção prévia que podem desafiar arquitetos e designers. Trazer amplitude para pequenas áreas, levar iluminação para ambientes menos favorecidos, trazer características ímpares para uma planta tipo replicada em inúmeros pavimentos. Enfim, planejar uma residência é o tema que sempre orbitará a profissão - e se destacar no assunto nem sempre é fácil -, por isso, e para levantar distintas referências, apresentamos os apartamentos brasileiros que mais foram visitados pelo público no ArchDaily Brasil em 2022.
A seguir, compilamos os projetos mais populares e criamos uma lista ordenada da menor área construída (64 m²) até a maior (200 m²), apresentando uma foto do projeto junto de parte de sua descrição e planta. Tratam-se de diversas escalas de intervenção que adotam diferentes soluções estruturais, arquitetônicas e de interiores.
Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque (64 m²)
"A estratégia adotada foi a de incluir materiais que trouxessem texturas e cores acolhedoras. (...) Também foi retirado o forro do teto para expor a laje nervurada que estava escondida pelo gesso. A maior intervenção foi feita na cozinha, onde optamos por uma generosa bancada de granitina moldada no local, em peça única sem divisórias, que se dobra em rodabanca e, ainda, em uma pequena prateleira que cria o arremate com a marcenaria."
Apartamento Itambé / Pátio Arquitetos (67 m²)
"Uma demolição de parte da alvenaria era preciso. Esta seria responsável pela ampliação e integração entre alguns ambientes, como o aumento da área da cozinha e a integração entre sala de estar e o escritório. Dessa forma, a grande janela piso-teto, que iluminava apenas a sala de estar, passa iluminar todo o apartamento, trazendo maior conforto."
Apartamento MaxHaus BD / Ponto 6 Arquitetura + Isabella Tonietto (68 m²)
"Para trazer esse ar mais industrial que os moradores desejavam, utilizamos materiais como a madeira e a estrutura metálica. Em alguns momentos a madeira clara contrasta com uma estrutura metálica de tom grafite, enquanto em outros a madeira acompanha uma estrutura metálica de tom rosado, trazendo leveza para o apartamento quando necessário. Além disso, foram mantidos o pilar e a laje em concreto aparente."
Apartamento Copan Bloco E / Valdivieso Design (70 m²)
"Os brises de concreto foram novamente evidenciados, retornando a bela vista que havia se perdido da fachada e do exterior, e consequentemente também a melhoria da ventilação e da iluminação natural. A laje nervurada, parte da estrutura que compõe o edifício, também foi evidenciada em todo apartamento com a remoção do forro de gesso existente."
Apartamento NC / flipê arquitetura (75 m²)
"Todos os espaços foram ressignificamos e transformados no projeto. A atual suíte está localizada na antiga lavanderia, que possuía uma grade janela e deu lugar a um quarto iluminado. A cozinha se transformou em closet e os antigos quarto e sala integrados, em um grande espaço de cozinha e estar."
Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura (97 m²)
"O apartamento foi entregue com laje de concreto polido, apenas fizemos uma lapidação deste elemento. Solução de baixo custo e que valoriza a textura do próprio concreto. Visto que temos concreto no teto e no piso, decidimos que tínhamos que eleger elementos de cor. Escolhemos o ladrilho hidráulico azul para as paredes da cozinha e estar, que formam um lindo painel com desenho criado por nós."
Apartamento Paleta / com/c arquitetura (140 m²)
"Os materiais escolhidos para sala buscam criar uma base neutra: tijolos, painel em lambri (que recebe a televisão e o louceiro embutido com uma porta mimetizada) e piso em taco original. A intenção é dar destaque ao mobiliário e adornos que, juntamente com a vegetação externa que penetra o espaço do apartamento pela fachada envidraçada, traz vida e cor para a paleta."
Apartamento Faria Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura (140 m²)
"Usando como partido explorar o máximo a arquitetura original do apartamento através da exposição das peças estruturais em concreto armado e também deixando amostra elementos de caráter industrial."
Apartamento 308G / SAINZ arquitetura (157 m²)
"O projeto tira proveito do contexto [tombado pela UNESCO] para a criação das premissas iniciais, os materiais foram cuidadosamente escolhidos; lâmina de madeira freijó para a marcenaria, portas e painéis, concreto natural aparente da estrutura original do prédio, aço preto para a adega, estantes e ilha, a bancada da cozinha foi construída em Dekton, as persianas são em alumínio natural da época."
Apartamento MV / Nildo José (200 m²)
"Com piso em mármore, teto forrado de tauari e paredes de carvalho-americano, o destaque vai para o living integrado que ganha vida com a estante e o sofá desenhados especialmente para o local."
Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Resumo do ano. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.